Programa de Pós-Graduação em Química
Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade

Apresentação do PPG Q-CTS

O Programa de Pós-Graduação em Química - Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade da UNIFESP, criado em 2011, tem por objetivo a formação de profissionais com bases científicas sólidas e tecnológicas que contribuirá para:

  1. o fortalecimento de uma consciência e abordagem correta e moderna do que se entende por desenvolvimento sustentável no país, tanto em nível acadêmico e científico, quanto popular;
  2. para a elevação dos índices de desenvolvimento humano do país e suas comunidades;
  3. para a formação de recursos humanos especializados e competentes no atendimento das demandas sociais, econômicas e ambientais da academia, indústria e órgãos reguladores e certificadores.

Desenvolvimento sustentável, em um sentido mais amplo, é definido como o atendimento das necessidades atuais sem afetar a habilidade das gerações futuras suprirem as suas próprias demandas, buscando a harmonia do desenvolvimento econômico, social e a preservação do ambiente. Trata-se de um tema de relevância, envolvendo questões de natureza interdisciplinar, afetando diferentes estratos da sociedade, economia e ambiente. Para responder de forma concreta a essas questões, o estudo formal da sustentabilidade tem emergido na academia como ciência distinta, possuindo fundamentação científica e tecnológica própria, porém calcado nas diversas áreas atuais do conhecimento, sendo referido como ciência da sustentabilidade.

Notícias

Vagas estágio PAD 02/2020

Estão disponíveis diversas oportunidades para estágio PAD no 2º semestre de 2020.

Interessados poderão consultar as ofertas e demais informações no site da Pró-Reitoria de Graduação: 

https://www.unifesp.br/reitoria/prograd/programas-institucionais/pad

bem como nos arquivos:

  Seleção dos Estagiários - PAD 2º semestre de 2020 Diadema

  Regulamento PAD

Novo Instruções para Defesas no Período COVID 19 - Sistema SEI

A Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa - ICAQF (CPP) divulgou novas instruções, em 23/07/2020, com alterações para a realização de exames de qualificação e defesas de mestrado e doutorado.

Verifique aqui as novas instruções  

Matrículas em Disciplinas - 2° Sem/2020

As matrículas para as disciplinas oferecidas no 2º semestre de 2020 estão abertas no período de 20/07 até 25/07/2020.

Para maiores informações acesse o link.

Divulgação do resultado do processo seletivo extraordinário para bolsas de mestrado CAPES

O Programa de Pós-Graduação em Química - Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade da Universidade Federal de São Paulo (PPGQ-CTS/UNIFESP) divulga o resultado do processo seletivo para bolsistas de mestrado (CAPES) - (08/07/2020).

LEIA MAIS  

Seminários 1° semestre de 2020 (CTS35)

Prestigie os seminários da disciplina CTS35 para o 1° semestre de 2020 que teve início em 29/04/2020. Veja a programação disponibilizada e já inclua na sua agenda.

No próximo dia 08 de julho de 2020, a partir das 10 horas, teremos duas apresentações:
 

1) Mariana Roswell (Coordenadora: Hélia Aparecida Silva) “Atividades Celulolíticas de Actinomicetos Isolados dos Biomas Brasileiros”

2) Katia Crystina Hipólito Bezerra (Coordenadora: Carolina Zeni Pires Mecca) “Tratamento de efluentes têxteis empregando processo de biossorção visando o reuso de água em seu processo produtivo”

Link para ingresso na sala Google Meet: 

https://meet.google.com/gmt-cmoz-hta

Destaques

Ingresso - Fluxo contínuo

Clique aqui

 

 

VIII Ciclo de Conferências em Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade

Palestrantra do VIII Ciclo de Conferências com o convidado:
Prof Dr  Luiz Eugênio Mello (UNIFESP e Diretor Científico da FAPESP)
Dia 04/11/2020 - 17 h via Google Meet  (Interessados podem entrar em contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para disponibilidade do link de acesso)

Leia mais...

Ranking Plos Biology

Estudo publicado na revista Plos Biology traz os rankings atualizados dos cientistas entre os 2% mais influentes do mundo. Na área de química, 80 pesquisadores de instituições brasileiras são destaque no ano de 2019. Entre eles, a professora Erica A. Souza Silva, docente da Unifesp credenciada ao Programa de pós graduação Química-Ciência e tecnologia da sustentabilidade.

O PPG Q-CTS parabeniza a professora Erica pela importante inserção internacional!

Universidade Federal de São Paulo - Unifesp 

Rua São Nicolau, n.º 210 - 5o Andar, Centro

Diadema - SP - CEP: 09913-030