Programa de Pós-Graduação em Química
Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade

Procedimentos Pós-Defesa

  1. O aluno deverá acessar o manual de orientação e normalização de trabalhos acadêmicos segundo a ABNT no site da Biblioteca Unifesp Diadema e seguir as instruções.

Observações:

  • Nas instruções da Biblioteca consta que deverá ser inserida a FICHA DE APROVAÇÃO, no entanto para a Pós-Graduação não é necessário, haja vista haver a ATA DE DEFESA, portanto , caso queira deverá inserir a ATA, a qual poderá ser solicitada (cópia) à Secretaria.
  • Nas instruções da Biblioteca consta que A INSCRIÇÃO NA LOMBADA, é opcional, no entanto para a UNIFESP – PÓS-GRADUAÇÃO (mestrado, doutorado e pós-doutorado) é OBRIGATÓRIO.
  • Na ficha catalográfica (CDD), deverá constar as 05 palavras-chave indicadas quando da solicitação da banca.
  • Atenção para os itens: palavras-chave e título da tese – As 05 palavras chave deverão ser as MESMAS constantes no formulário de pedido de aprovação da Banca de Defesa, bem como o título do trabalho, salvo, a banca tenha sugerido modificação no título.
  • Caso tenham ocorridas alterações nas palavras-chave ou no título, estas informações deverão constar no formulário – Declaração e críticas .

INFORMAÇÕES SOBRE CAPA/LOMBADA

A partir da atualização da norma NBR 14724/2011, há a opção de se redigir o trabalho acadêmico somente no anverso ou verso e anverso das folhas.
Segundo a norma, os elementos pré-textuais devem iniciar no anverso da folha. A ficha catalográfica deve vir no verso da folha de rosto. Para os elementos textuais e pós-textuais recomenda-se que sejam digitados no anverso e verso das folhas.

Quanto à lombada, a norma NBR 14724/2011 diz que é um elemento opcional. Em consulta à norma NBR 12225/2004, existe a opção para título de margem de capa .

  1. O aluno tem até 30 dias úteis (cada programa tem um prazo- vide procedimento na pasta virtual de cada um) para entregar as seguintes documentações na Secretaria de Pós-Graduação (SPG):
    • Ofício do orientador atestando que as correções e críticas ( inseridas à ATA pela Banca) pertinentes ao trabalho apresentado foram incorporadas ao documento (quando for o caso). Declaração do orientador referente à versão final do trabalho apresentado (D3);
    • 01 exemplar definitivo da tese impresso (frente e verso) com capa dura (verde escuro), com: nome, título e ano, na lombada . Esta via impressa ficará para consulta da Câmara / Secretaria de Pós-Graduação do Campus Diadema;
    • Autorização para Divulgação Eletrônica da Dissertação/Tese: (escolhida pelo aluno/orientador, uma das opções de divulgação - abaixo) deverá ser informada através de e-mail à Secretaria de Pós-Graduação - para que esta emitada o documento oficial (gerado pelo Sistema) para que este seja assinado pelos envolvidos e entregue junto com os demais documentos. (Obs.: a Secretaria ao receber a opção de divulgação fará a inserção no sistema. Após a inserção, será gerado pelo sistema o documento oficial e será enviado ao aluno, (via –email) para que o documento ora mencionado seja entregue junto com os demais documentos); A CAPES através da portaria nº 13, de 15 de fevereiro de 2006, determina que as teses tenham a devida publicidade eletrônica na íntegra. No entanto, como existem situações que protelam ou restringem a imediata divulgação, declaramos que: 
      • A tese pode ser divulgada eletronicamente, pois o artigo correspondente a ela já foi publicado.
      • A tese pode ser divulgada eletronicamente, pois apesar de não ter sido ainda publicada, as revistas que serão submetidas não exigem a originalidade se o artigo for publicado em Português e/ou na Internet.
      • A tese pode ser divulgada eletronicamente no momento apenas no conteúdo de seu resumo e/ou abstract para que não seja violada a originalidade.
      • A tese não deve ser divulgada eletronicamente neste presente momento, pois seus resultados estão sendo submetidos para obtenção de patente.
      • A tese não deve ser divulgada eletronicamente no presente momento, pois estamos dando continuidade ao trabalho visando completar as experiências para publicação em revistas de elevado impacto.
    • 02 CDs - Sendo 01 CD com cópia do trabalho (versão final) formato PDF e 01 CD com resumo /abstract – com o título da dissertação e as palavras chaves da dissertação / tese ( formato word )os CDs deverão estar identificados com o nome do aluno, orientador, Programa, Título da Dissertação / ano e mês da defesa;
    • Formulario : Autorização para emissão do Diploma - ( link formulários na página do programa)
  2. Solicitação de Diploma – mestrado acadêmico / Doutorado
    • Acessar o link, ler com bastante atenção as informações constantes no formulário a ser preenchido.
    • Outros documentos necessários: RG, CPF, Certidão de Nascimento, Diploma de Graduação (frente e verso); Cópia do comprovante de depósito (deve ser entregue o comprovante original);
    • Declaração para emissão do diploma (D2).
  3. Observações: 
    • Quando o documento está disponível ,a PRPG encaminha mensagem para o endereço eletrônico informado no formulário preenchido pelo(a) aluno(a);
    • Endereço para retirar o diploma: Universidade Federal de São Paulo - PRPG – Rua Sena Madureira, 1500 - 2º andar – São Paulo (Dúvidas contatar: Katia Santos (setor de diploma) Telefone: (011) 3385-4111 – Ramal 7 ou 5576-4848 Voip: 8730 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.);
    • O certificado de Defesa, deverá ser solicitado à Secretaria, no ato da entrega do Pedido do Diploma, o prazo para a emissão é de até 30 dias úteis. A secretaria comunicará por e-mail assim que constatada a liberação deste documento.
    • O diploma só poderá ser retirado por outra pessoa, que não o diplomado, através de uma procuração simples. A procuração tem que estar em nome de quem fará a retirada. No momento da retirada será necessário apresentar um documento de identidade com foto e o protocolo de requisição do diploma.
  4. Outras instruções da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - UNIFESP: para evitarmos problemas com alunos(as), secretaria(s), Câmara e Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Setor de registro e MEC, informamos que NÃO SERÃO ACEITOS:
    • Cópia do formulário;
    • Formulário sem assinatura do aluno ou com cópia da assinatura;
    • Formulário sem a documentação correta;
    • Formulário com data retroativa (deve constar a data do dia da entrega na Câmara / Secretaria de Pós-Graduação e Pesquisa);
    • Requisições sem a data de recebimento e nome do servidor responsável pelo recebimento na Câmara / Secretaria de Pós-Graduação.
  5. Resumo dos DOCUMENTOS QUE DEVERÃO SER ENTREGUES APÓS A DEFESA
    • Ofício do orientador atestando que as correções e críticas ( inseridas à ATA pela Banca) pertinentes ao trabalho apresentado foram incorporadas ao documento (quando for o caso). Declaração do orientador referente à versão final do trabalho apresentado (VIDE MODELO ABAIXO)
    • 01 exemplar definitivo da tese impresso (frente e verso) com capa dura (verde escuro), com: nome, título e ano, na lombada . Esta via impressa ficará para consulta da Câmara / Secretaria de Pós-Graduação do Campus Diadema;
    • Autorização para Divulgação Eletrônica da Dissertação: (escolhida pelo aluno/orientador, uma das opções de divulgação - abaixo) deverá ser informada através de e-mail à Secretaria de Pós-Graduação - para que esta emitada o documento oficial (gerado pelo Sistema) para que este seja assinado pelos envolvidos e entregue junto com os demais documentos.
    • 02 CDs - Sendo 01 CD com cópia do trabalho (versão final) formato PDF e 01 CD com resumo /abstract – com o título da dissertação e as palavras chaves da dissertação / tese (formato word) os CDs deverão estar identificados com o nome do aluno, orientador, Programa, Título da Dissertação / ano e mês da defesa;
    • Formulário : Autorização para emissão do Diploma - ( link formulários na página do programa), caso queira solicitar quando da entrega dos documentos pós-defesa. Não é obrigatório que o aluno solicite o Diploma, quando da entregue dos documentos pós defesa.

Universidade Federal de São Paulo - Unifesp 

Rua São Nicolau, n.º 210 - 5o Andar, Centro

Diadema - SP - CEP: 09913-030