Programa de Pós-Graduação em Química
Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade

Perguntas Frequentes

Sobre inscrição e processo seletivo


1. A inscrição pode ser feita através do correio ou por outra pessoa?

Pelo correio, os documentos deverão ser autenticados com data da postagem até o último dia do prazo de inscrição. Inscrições por outra pessoa devem ser por procuração simples.

 

2. Como funciona o processo de seleção?

Para informações sobre o processo seletivo, consulte as páginas Processo Seletivo: Mestrado e Doutorado e Processo Seletivo: Pós-Doutorado.


3. Quais são os documentos necessários para inscrição no exame de seleção?

Os documentos necessários para inscrição no exame de seleção estão disponíveis nas páginas Processo Seletivo: Mestrado e Doutorado e Processo Seletivo: Pós-Doutorado.


4. Como obter o formulário de inscrição ao exame de seleção?

O formulário para inscrição é disponibilizado na página do processo seletivo, assim como demais instruções para sua inscrição (consulte as páginas Processo Seletivo: Mestrado e Doutorado e Processo Seletivo: Pós-Doutorado).

 

5. Quem pode se candidatar ao ingresso na PPGQ-CTS?

Pode se candidatar quem possuir diploma em cursos de graduação reconhecidos pelo MEC. Vale ressaltar que o candidato aprovado deverá cumprir os créditos exigidos nas disciplinas propostas pelo programa e desenvolver um projeto de pesquisa inédito dentro de uma das linhas de pesquisas do programa. Ambos apresentam forte conteúdo de ciência básica, fundamentalmente nas áreas de ciências exatas e biológicas. Dessa forma, a comissão de ensino desse programa sugere que os candidatos inscritos devam possuir formação em áreas afins ao programa para o acompanhamento pleno nas disciplinas e execução adequada do projeto de pesquisa.


6. Como é o curso de Mestrado no programa de PPGQ-CTS?

O ingressante deve cumprir os créditos exigidos nas disciplinas propostas pelo programa e desenvolver um projeto de pesquisa inédito (experimental ou teórico) dentro de uma das linhas de pesquisas do programa dentro dos prazos estabelecidos pela comissão. Ressalta-se que a pós-graduação nesse programa é gratuita com dedicação média de 40 horas por semana, em acordo com o orientador.

 

7. Possuo diploma em um curso de graduação na área de ciências humanas (direito, ciências sociais, administração e outros), posso fazer o exame de ingresso?

Sim. Entretanto, ressalta-se que o candidato aprovado deverá cumprir os créditos exigidos nas disciplinas propostas pelo programa e desenvolver um projeto de pesquisa inédito dentro de uma das linhas de pesquisas do programa. Ambos apresentam forte conteúdo de ciência básica, fundamentalmente nas áreas de ciências exatas e biológicas. Dessa forma, a comissão de ensino desse programa sugere que os candidatos inscritos devam possuir formação em áreas afins ao programa para o acompanhamento pleno nas disciplinas e execução adequada do projeto de pesquisa.


8. Em qual área da CAPES o Programa se encontra?

O PPGQ-CTS encontra-se na área de QUIMICA da CAPES.


9. Preciso ter um orientador para me inscrever no exame de seleção da PPGQ-CTS?

Não. O PPGQ-CTS não exige o aceite de um orientador no ato de inscrição no processo seletivo. Todavia, a matrícula no curso só será aceita juntamente com o formulário de aceite do orientador. O formulário de aceite do orientador consta no edital do processo seletivo.

Obs.: recomenda-se que o candidato procure contatar possíveis orientadores (por e-mail ou pessoalmente) antes do exame de ingresso.


10. Como faço para conseguir um orientador?

Consulte as linhas e projetos de pesquisa do programa na página do  PPGQ-CTS. A seguir, identifique os pesquisadores inseridos no projeto de maior interesse e entre em contato (por email ou pessoalmente). O contato dos professores que compõem o corpo docente do PPGQ-CTS encontra-se disponível na página Corpo Docente, assim como o link para o currículo Lattes (link no nome).

 

11. Quando e como irei saber se fui aprovado no exame de seleção do PPGQ-CTS?

A data de divulgação da aprovação no exame de ingresso será informada no site do Programa, de acordo com o calendário específico do exame de seleção que consta no Edital de Ingresso.


12. Quando devo fazer matrícula no PPGQ-CTS e quais são os documentos necessários?

As datas de matrícula são divulgadas no próprio calendário do processo seletivo que consta no edital de ingresso, assim como os documentos necessários para matrícula (consulte as páginas Processo Seletivo: Mestrado e Doutorado e Processo Seletivo: Pós-Doutorado).


13. Como devo proceder se não conseguir a carta de aceite do orientador, previamente credenciado no PPGQ-CTS para realização da matrícula?

O coordenador do programa assinará provisoriamente como orientador pelo período de 30 dias. Após esse período o aluno deve apresentar a carta de aceite do orientador definitivo, ou então sua matrícula será cancelada.


Sobre bolsas de estudo


1. O PPGQ-CTS oferece bolsas aos alunos? Qual é o critério?

O Programa de Pós-Graduação em Química - Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade dispõe de uma cota de Bolsas de Estudo da CAPES (REUNI e Demanda Social (DS)). O critério utilizado para a distribuição destas bolsas é a classificação obtida pelo(a) aluno(a) com relação à nota final obtida no Exame de Seleção para Ingresso ao Programa (esta nota só terá validade até que outro processo seletivo seja realizado). Somente será contemplado com bolsa o aluno que estiver regularmente matriculado no PPGQ-CTS, manifestar interesse em receber bolsa institucional e estiver de acordo com o regulamento da bolsa institucional (consulte a página Bolsas de Estudo). O recebimento de outras bolsas (FAPESP ou outras Instituições de fomento) dependerá de solicitação direta do Orientador, em conjunto com a Pós-Graduação, à Agência Financiadora. Os pós-graduandos que receberem bolsas das instituições mencionadas deverão exercer suas atividades junto ao Programa em tempo integral. 


2. Qual é o valor das bolsas fornecidas para o Mestrado e Doutorado Acadêmico?

Os valores são encontrados nos sites das respectivas agências.

Para bolsas CAPES, acesse: [Bolsas CAPES]
Para bolsas FAPESP, acesse: [Bolsas FAPESP]

 

3. Não recebi minha bolsa este mês, ou tenho dúvidas com relação ao pagamento e dados relacionados à mesma. O que fazer?

Encaminhe um e-mail à secretaria do Programa para que esta contate a Pró-reitoria de PGPq.


4. Como posso cancelar ou suspender a minha bolsa CAPES ou do CNPq?

Primeiramente converse com o seu orientador. A seguir, comunique o fato à coordenação com justificativa do pedido de cancelamento ou suspensão bolsa. Em caso de cancelamento por ter conseguido bolsa da FAPESP, a coordenação emitirá uma declaração com os dados sobre a vigência da bolsa anterior e o prazo para ser interrompida. Os formulários para cancelamento ou suspensão da bolsa constam no site.

 


Sobre relatórios, disciplinas, exame de proficiência e qualificação


1. Quando devo entregar o projeto de pesquisa e os relatórios científicos das atividades após a minha matrícula?

O projeto de pesquisa deve ser entregue no máximo até 3 meses de ingresso ao programa e os demais relatórios científicos são semestrais com relação à data de entrega do projeto de Pesquisa. No site do Programa encontra-se o calendário de entrega de relatórios/projetos para todos os ingressantes no PG-CTS. Acesse: [Calendário de entregáveis].

 

2. Quais e como (horário, dia/semana, duração ) são ministradas as disciplinas do programa PPGQ-CTS?

As disciplinas do programa possuem cronograma e duração variáveis, podendo ocorrer em diferentes períodos do ano e são ministradas no período diurno, sempre aprovadas previamente pela CEPGQ-CTS. Nem todas as disciplinas do programa serão ministradas anualmente. Consulte o site do programa para saber as disciplinas vigentes de cada período.

 

3. Posso solicitar o oferecimento de uma disciplina para que ocorra no próximo semestre ou ano letivo?

Sim. A solicitação deverá ser encaminhada, por escrito, ao representante discente que entregará ao coordenador do programa. Na solicitação deve constar o nome e assinatura de todos os alunos interessados em cursá-la e motivo de interesse do oferecimento baseando-se na ementa da disciplina. A solicitação será avaliada pela comissão de ensino do programa (CEPGQ-CTS) dentro do prazo de 3 meses após o recebimento da carta.


4. Todas as disciplinas classificadas como obrigatórias do programa devem ser cursadas?

Não. O aluno deve cumprir apenas parte da quantidade dos creditos estipulados cursando algumas disciplinas dentro do elenco das obrigatórias. Os demais créditos a serem cumpridos podem ser cumpridos em disciplinas do elenco de eletivas ou obrigatórias do PPGQ-CTS ou em outras atividades. Qualquer disciplina a ser cursada pelo aluno deve ter a concordância do orientador através da assinatura de ambos em formulário específico no ato da matrícula na disciplina.


5. Como devo proceder para fazer o exame de proficiência em inglês?

O aluno deverá fazer sua inscrição mediante apresentação de: uma foto 5x7 datada de no máximo 2 meses; crachá; CPF e pagamento da taxa de inscrição vigente do período. O Exame de Proficiência na Língua Inglesa será aplicado pela Cultura Inglesa - Filial Vila Mariana. Para mais informações, acesse: Proficiência em Língua Estrangeira.


6. Como devo proceder para fazer o Exame de Qualificação no PPGQ-CTS?

O Exame de Qualificação é obrigatório para o candidato ao título de Mestre/Doutor devendo ser solicitado em até 18 (dezoito)/30 (trinta) meses a partir da data da matrícula, sendo exigido o cumprimento de determinados créditos em atividades e proficiência em língua inglesa. Consulte o site do PPG para esclarecimento dos números exatos de créditos e demais informações sobre a solicitação de qualificação.


7. Em que consiste o exame de Qualificação?

O Exame de Qualificação tem por finalidade avaliar a proficiência do estudante em conhecimentos em sua área de investigação, assim como em áreas correlatas relevantes para suas atividades, sua capacidade em compreender e analisar criticamente trabalhos científicos em sua área de pesquisa e seu potencial no sentido de dar um encaminhamento adequado para solucionar um problema que lhe seja proposto.

 


Estágio e Docência

O Estágio a Docência é obrigatório para todos os alunos que recebem bolsa da CAPES. Para mais informações, acesse o link.


Alunos especiais e estrangeiros


1. Como devo proceder para me matricular como aluno especial?

Serão considerados alunos especiais aqueles sem vínculo formal com o PPGQ-CTS, que solicitem matrícula em disciplinas do PPGQ-CTS.

  • O aceite do aluno especial deverá ser referendado pela CEPGQ, ouvindo o docente responsável pela disciplina.
  • O aluno especial terá direito ao certificado de aprovação na disciplina, que será expedido pela CEPGQ-CTS.
  • Os créditos obtidos poderão ser utilizado para a obtenção do titulo de Mestre/Doutor, a critério da CEPGQ-CTS, desde que o aluno seja regularmente admitido, após processo seletivo, no PPGQ-CTS, no prazo máximo de 3 (três) anos após conclusão da disciplina.


2. Um aluno estrangeiro pode se matricular no PPGQ-CTS?

Os alunos estrangeiros que pretendam ingressar no PPGQ-CTS deverão cumprir os seguintes requisitos:

I. Ser diplomado em Curso de Graduação, reconhecido no país de origem.
II. Conhecimento intermediário da língua portuguesa.
III. Ser selecionado dentro do número de vagas conforme o regulamento do Programa e demais condições estipuladas em edital.

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